terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Faça o bem... e diga para quem!

Não há coisa que mais me revolte do que receber "notícias" relatando as "boas práticas" de "responsabilidade social ou ambiental" de empresas, pessoas e entidades das mais variadas, como vem ocorrendo com triste frequência.

Acho simplesmente horroroso fazer algo por algum grupo ou comunidade, que se encontra em situação de dificuldade social, econômica ou de saúde, e sair alardeando isso mundo afora. Que falta de ética, de civilidade, de amor ao próximo e à humanidade!

Aprendi desde criança que um ser humano realmente preocupado com o mundo que o cerca, sinceramente atuante nas causas sociais, deve "fazer o bem sem dizer a quem". Doar seu tempo como voluntário, conseguir verbas, equipamentos ou mesmo doar alimentos aos que precisam nunca deveria ser alardeado.

Comentar em público esse tipo de ação de responsabilidade social era considerado muito grosseiro no meio em que eu vivi a infância e a juventude. Uma verdadeira falta de educação! Além do mais, responsabilidade social sempre me foi ensinada como uma ação natural do ser humano responsável. Algo que deveria estar sempre presente no dia a dia dos seres civilizados por toda a sua vida.

E, se todos devem ter sempre a mesma atitude responsável para com seus semelhantes... Como vangloriar-se disso? Não há mérito: é obrigação!

Vejam o release absurdo que recebi ontem:

"""AMWAY DOA 332 MIL DÓLARES ÀS VITIMAS DO HAITI"""
Empresa comunica a morte de 4 distribuidores no terremoto.

Pode haver algo mais absurdo do que isso? Em primeiro lugar - em letras garrafais - o marketing da empresa sobre a desgraça de um povo. E, na linha fina, em letras pequenininhas, o que deveria ser o foco para a comunidade da empresa: 4 de seus colaboradores mortos.

Simplesmente vergonhoso!

E tem mais: criaram-se rankings e prêmios para as empresas "socialmente responsáveis", que recebem suas "láureas" em grandes festas-show de premiação, criadas unicamente para atrair holofotes e ampliar cada vez mais a visibilidade da empresa na mídia. A responsabilidade social, que deveria ser uma atitude natural das corporações, exercício da cidadania, transformou-se em uma estratégia de marketing, um exibicionismo grosseiro.

Isso me faz ter sérias dúvidas sobre se gosto de viver no mundo de hoje...

Acho que meu prazo de validade venceu!

Um comentário:

Unknown disse...

Tia, concordo 100% com as suas palavras! Isso tudo é realmente muito vergonhoso!

Bom foi saber que não estou sozinha neste mundo de hoje.